Redemoinhos de fogo e de poeira assustam moradores em Goiás

Funil em chamas em plantação e outro de poeira no meio da cidade. Câmeras de segurança também registraram o fenômeno se aproximando das casas.


Por Rota Araguaia em 30/08/2024 às 17:19 hs

Redemoinhos de fogo e de poeira assustam moradores em Goiás
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Redação

Moradores de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, foram surpreendidos por redemoinhos de fogo e poeira que deixaram a população em estado de alerta. Um vídeo registrado por um morador mostra o impressionante fenômeno em chamas no meio de uma plantação, enquanto outro vídeo capturou um redemoinho de poeira no centro da cidade. As cenas chocantes também foram registradas por câmeras de segurança, que mostraram o redemoinho de poeira se aproximando perigosamente das casas.

"A gente assustou, pensei que uma carreta tinha tombado. Já vi redemoinho, mas ele passa, isso aí foi fora do comum", relatou o pedreiro Claudinei Cardoso, que testemunhou o fenômeno.

O impacto foi tão intenso que moradores e motoristas não hesitaram em registrar o evento em fotos, compartilhadas amplamente nas redes sociais. A força dos ventos foi tamanha que chegou a levantar as telhas de algumas casas, conforme relatos dos moradores.

De acordo com o climatologista Gilmar Oliveira, os redemoinhos, que podem atingir velocidades de até 100 km/h e alcançar alturas de 100 metros, ocorrem quando o ar quente da superfície, que ultrapassa os 30°C, sobe rapidamente para a atmosfera e se encontra com uma camada de ar frio, com temperaturas abaixo de zero. "Ele é um vento em espiral que se forma em uma área onde está muito quente e, geralmente, uma área descampada onde tem solo exposto ou até palhada. Essa condição de solo exposto e palhada faz aquele redemoinho ficar muito visível", explicou Oliveira em entrevista à TV Anhanguera.

Os redemoinhos de fogo, que são ainda mais perigosos, ocorrem quando o vento em espiral entra em contato com focos de incêndio, criando um verdadeiro funil de chamas. O tenente Helton Alves, do Corpo de Bombeiros, alertou a população sobre os riscos desse fenômeno. "Ele pode jogar fagulhas de incêndio em outras áreas e gerar um novo foco de incêndio. Se a pessoa não estiver envolvida no combate, deve se afastar", recomendou.

A ocorrência desses fenômenos extremos tem levantado preocupações sobre as condições climáticas na região, ressaltando a importância da conscientização e precaução da população frente a eventos tão perigosos e inesperados.




Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !